Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 20 de novembro de 2010

Expoideia movimenta o Recife este mês



Tecnologia, sustentabilidade e cultura serão os assuntos que vão movimentar o bairro do Recife de 19 a 27 deste mês. Durante esses dias acontecerá primeira feira colaborativa de inovações do Brasil, a Expoidea (www.expoideia.com.br). Para o pessoal ligado nas novidades tecnológicas chegou a hora de conferir um pouco da vasta programação voltada para esse público que vai incluir oficinas, palestras, debates, discussões e rodadas de negócios com empresários locais. Cerca de 100 mil pessoas devem circular pelo evento.

A feira vai acontecer nos Armazens 12 e 13, no Marco Zero, na Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, Espaço Cultural Santander, Centro Cultural dos Correios, Ministério da Cultura, Casa da Cultura, Cinema São Luiz e Estação Central do Recife. Nos locais estarão estandes de várias empresas como a Jynx Playware, referência no desenvolvimento de games, assim como a Incubatep.

Um dos destaques vai para o pessoal que curte robóticacom a oficina realizada pelo palestrante Henrique Sorrest, da Robolivre. Outra novidade que promete ser sucesso é a Blogcamp pernambucana, um encontro nacional de blogueiros que acontecerá bem no meio da Expoidea. "O objetivo é aproximar mais os públicos, tanto do meio físico quanto no mundo virtual", comentou um dos organizadores do evento, Guilherme Robalinho. Quem gosta de tocar algum instrumento também terá seu momento. A feira trará a Semana da Guitarra, que discutirá as novas soluções em TI na área.
As pessoas sem muita afinidade com a tecnologia podem mudar essa realidade no Espaço Cidadania Digital. Um local no qual poderão construir sua identidade virtual com técnicos especializados que auxiliarão o público na criação de contas de email, Twitter, Facebook, Orkut. No final, os participantes receberão a Cartinha da Cidadania Digital, com instruções e imagens para que esse novo público possa fixar o que aprenderam na capacitação. O investimento na feira foi de R$ 2,5 milhões, captados com parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Cultura, governo do estado, Sebrae e Amcham Brasil.

"Nossa função é atender a demanda de uma população carente de informação no campo da tecnologia", complementou o outro organizador do evento, Rogério Robalinho.

Alguns palestrantes confirmados são: Dárcio Silva, presidente da NG do Porto de Suape, que falará sobre os projetos desenvolvidos pela empresa na área tecnológica; representando a Impfa, José Antônio Leão que falará sobre energia eólica e os recursos renováveis, e o diretor da empresa D‘accord, Giordano Cabral. A entrada é gratuita.

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/economia/nota.asp?materia=20101103110159

Nenhum comentário: