Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 21 de abril de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS AGENTES E ASSISTENTES SOCIOEDUCATIVOS DE PERNAMBUCO

Os Agentes e Assistentes Socioeducativos lamentam muito o final trágico de mais uma rebelião nas unidades da FUNASE.

No último dia 19 de abril, após a visita os adolescentes do CASE-Caruaru se rebelaram transformando a unidade em um verdadeiro campo de concentração, como resultado 2 (dois) mortos e vários feridos.

Situação que poderia ter sido evitada, e poderá ser evitada em outras unidades se o Governador Paulo Câmara e sua equipe escutar os alertas e atender as reivindicações dos Agentes e Assistentes Socioeducativos.

Tem unidades onde os Agentes foram proibidos de fazer revistas, a exemplo de Caruaru, para não constranger os adolescentes, trabalham sobre pressão, sofrendo constantemente o assédio moral, a quantidade de agentes é insuficiente, não há ambiente para ressocialização, unidades superlotadas, etc.

Em fim, tudo isto vem sendo alvo de denúncias em audiência pública, em passeatas e na pauta de reivindicações apresentada ao governo pelos Agentes e Assistentes Socioeducativos. O governo fechou a porta do diálogo, no dia 17 abril, data marcada para dar uma resposta categoria, ao chegar à Secretária da Criança e Juventude os portões estava fechado e proibiram a entrada.

Enquanto isto, as unidades da FUNASE continuam trabalhando no vermelho, ou seja, com um quadro de Agentes e Assistentes Socioeducativos abaixo da necessidade, é preciso abrir um concurso público com prova de título em caráter de urgência, valorizar a categoria, com salário digno e pagar o risco de vida, cumprir as determinações do SINASE, hoje, o sistema é uma bomba relógio prestes a explodir.


Nenhum comentário: