Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 27 de abril de 2014

Acidentes na Serra das Russas em Pernambuco vem tirando várias vidas é preciso que as autoridades tomem providências

A duplicação da BR-232 nos meados de 2001 contribuiu com o desenvolvimento de Pernambuco, e evitou milhares de acidentes que poderiam ter ocorrido, como era de praxe, mas no decorrer dos anos a falta de conservação na pista de rolamento, na sinalização, vem invertendo o quadro, principalmente nas Serra das Russas.
 
A Serra das Russas é um trecho em aclive/declive com a extensão de 8,0km, que antes da duplicação se colocava como uma das áreas mas perigosas para os motoristas em viagem na BR-233, entre Recife e o interior.
 
Atualmente vem aumentando consideravelmente o número de acidentes na Serra das Russas, provocados pela imprudência e o excesso de velocidade, aliados a falta de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal - PRF, as 2 (duas) lombadas eletrônicas no sentido Caruaru-Recife, não vem surtindo efeitos, os motoristas descem acima de 100km/h, principalmente os caminhoneiros, forçando os demais a saírem da frente, ou seja, aumentarem suas velocidades, lembramos que este trecho só é permitido 60km/h.
 
É necessário a instalação de pelo menos mais 2 (duas) lombadas eletrônicas, totalizando em 4 (quatro), e uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal- PRF constante, inclusive utilizando o carro com o radar no percurso da serra, a fim de multar os infratores, que sabem que a descida deve ser feita com a velocidade máxima de 60km/h.
 
Caminhão destruído na ribanceira a cerca de
50 metros, dentro do mato.
O último acidente há cerca de uma semana deixou mais uma vítima fatal, alias, como todos que vem ocorrendo, um caminhão que perdeu o controle na curva e desceu aproximadamente uns 50 metros, ficando todo retorcido, como você pode ver na imagem, diariamente estou transitando na BR-232 consequentemente na Serra da Russas e os comentários são os mesmos, de quem assiste a cena triste: "quando será o próximo".

Trecho interditado do "guard rail" foi destruído na
Serra das Russas




A violência do impacto foi tão grande que destruiu o "guard  rail" a proteção de aço que fica nas margens da BR, e tem a finalidade de evitar danos maiores em acidentes, ou seja, no máximo danos materiais, mas como já foi dito neste e em outros acidentes não funciona por força do impacto ser muito grande.
 
A pergunta é  até quando o poder público vai deixar isto acontecer, sem tomar as devidas providências para garantir a população uma melhor segurança, a quem tem de seguir na direção do agreste Pernambucano?
 
A Serra das Russas está localizada nos limites dos munícipios Pombo/Gravatá, que dar acesso a um conjunto de municípios com potenciais turísticos, logo, as autoridades não podem esperar mais, precisam tomar uma medida de urgência, com vidas não se brinca.

Nenhum comentário: