Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JOÃO DA COSTA ABRE 4ª EDIÇÃO DOS JOGOS MUNICIPAIS DA PESSOA IDOSA

Além do Geraldão, equipamentos de esporte e lazer nas seis RPA’s da cidade também irão receber as vivências esportivas e culturais

Por Pedro Oliveira

 Na tarde de domingo (18), o prefeito João da Costa abriu os 4° Jogos Municipais da Pessoa Idosa, uma realização da Prefeitura do Recife em cerimônia realizada no Geraldão. Mais de 2.000 pessoas participaram do evento que contou com o desfile dos cerca de 70 grupos inscritos, apresentação de uma banda marcial, além do acendimento da pira.

A grande novidade dos jogos neste ano é a descentralização. Além do Geraldão, equipamentos de esporte e lazer nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA’S) da cidade também irão receber as vivências esportivas e culturais, além de palestras. “A gente quer dividir com vocês esse espírito de cidadania, respeito, dignidade, por tudo que vocês já fizeram pela nossa cidade, pela nossa gente e por tudo que a gente ainda tem para fazer no futuro e para curtir na vida”, disse o prefeito João da Costa.

Entre os dias 20 e 23 de setembro, serão oferecidas oficinas de dança, yoga, artesanato, ginástica artística, artes marciais, entre outras, gratuitas e abertas ao público em geral. “Esses jogos estão sendo construídos com a participação direta de todos os idosos e vamos bater o recorde de participação com certeza. A pedido de alguns grupos,  estamos prorrogando o prazo de inscrições para as competições esportivas, para que a gente possa atender a todos”, afirmou Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão e secretário Especial de Juventude.

As competições esportivas vão acontecer entre os dias 25 e 28 de setembro, no tiro ao alvo, caminhada, arremesso de arco, estafeta, damas, pelota, dominó, boliche, xadrez e, ainda, em adaptações de golfe, futsal, hóquei, voleibol, basquete e handebol. “Só tenho que parabenizar esses jogos, que são uma celebração da alegria de viver de todos esses idosos. Além disso, é uma grande integração entre pessoas de todas as partes do Recife”, disse o deputado federal Fernando Ferro, que prestigiou o evento.

No dia 29, os grupos inscritos poderão mostrar suas produções na mostra artístico-cultural, que também será realizada no Geraldão. Como forma de prevenção, a Prefeitura irá garantir testes de glicemia e pressão arterial para todos os participantes nos dias de atividade.

O objetivo dos jogos Municipais da Pessoa Idosa é estimular, a partir das competições e das oficinas, a vivência de novas possibilidades de experimentação e expressão corporal, aproximando o idoso do esporte e das atividades de lazer. Além disso, os jogos também promovem a integração de diversos grupos de adultos e idosos da cidade. 




Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/09/18/joao_da_costa_abre_4_edicao_dos_jogos_municipais_da_pessoa_idosa_178803.php




Nenhum comentário: